quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Saiba como alertar seu filho contra os perigos da cidade

A cidade está cada vez mais violenta. Os índices de criminalidade estão subindo e as crianças, assim como o restante da população, estão vulnerável às ações de bandidos. Para evitar que seu filho passe por situações de risco e prevenir que coisas ruins aconteçam, o TV Guará dá algumas dicas para os pais de plantão.

O primeiro passo é a educação

Ensinar essas noções ao filho não tira a sua responsabilidade como pai de mantê-lo seguro. Ao saber onde estão os perigos, ele poderá de fato ser mais cuidadoso, mas isso não é uma garantia contra os acidentes, assaltos ou outras cirscunstancias.

A melhor maneira de ensinar noções de segurança a uma criança pequena é usar exemplos que tenham coerência com o dia a dia dela. Ao explicar, por exemplo, que ela não deve aceitar balas de um desconhecido, diga que ela poderá ter uma dor de barriga horrível, já que ele não sabe encontrar as melhores balas, como a mamãe. A ideia é informar, e não amedrontar a criança.

Foi essa a maneira escolhida pela escritora Aline Angeli, autora de O Livro das Emergências – O Que Toda Criança Esperta Precisa Saber Sobre Segurança. “No livro, a criança não é ‘ameaçada’ e é nem vítima de um mundo perigoso. Não tem lição de moral. Ela só é estimulada a ser mais esperta e inteligente do que as armadilhas montadas pelo perigo. Elas se sentem fortes, poderosas, e não assustadas”

O que fazer quando se perder

A partir de 3 anos de idade, dependendo do desenvolvimento de seu filho, ele já conseguirá decorar o número do telefone de casa. Treine bastante. Ele vai adorar e se sentir importante. Antes disso, crianças devem sair sempre com um cartãozinho com o nome e telefone dos pais. Mostre que o cartão estará no bolso da roupa e, caso ela se perca, deve mostrá-lo a alguém.

Não é recomendado que a criança saia sem os pais. Caso isso seja necessário é importante lembrá-la de ficar perto de amigos e pessoas conhecidas.

– Publicidade –

Outros destaques