Para garantir o acesso de centenas de pessoas ao diagnóstico preciso do glaucoma, catarata e outras doenças que causam cegueira, o Ministério da Saúde (MS) criou o programa que presta atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos mutirões, as consultas e exames oftalmológicos são realizados e, nos casos diagnosticados de glaucoma, ou outras doenças, o paciente recebe o medicamento (colírio) pela SES e faz o tratamento no Hospital do Olho.
A coordenadora da equipe de oftalmologia do Hospital do Olho, Maria Zélia Moreno, garante que todos os exames exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) para um diagnóstico completo são realizados nos mutirões.
“Em todos os atendimentos são feitos a campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente; tonometria, processo de medição da pressão interna do globo ocular; e a fundoscopia, exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central. Enfim, todos os exames necessários são feitos para que o médico tenha o diagnóstico preciso da realidade de cada paciente”, explica a coordenadora Maria Zélia Moreno.
O Programa do Glaucoma será realizado no período da manhã, de 8h às 12h, nas seguintes datas e locais:
Dia 19 – Unidade de Saúde do Vicente Fialho.
Dia 20 – Centro de Saúde do Bairro de Fátima.
Dia 23 – UPA da Cidade Operaria.
Dia 25 – Unidade de Saúde da Família do Habitacional Turu,
Dia 26 – Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Cohatrac.
Dia 27 – Centro de Saúde Antonio Carlos de Sousa dos Reis, na Cidade Olímpica.
Dia 28 – Centro de Saúde da Vila Embratel.
Dia 30 – Hospital Aquiles Lisboa, na Vila Nova.
Já no período da tarde, das 14 às 17h, os atendimentos serão concentrados no PAM Diamante, nos dias 25, 27 e 28, com expectativa de atendimentos entre 100 e 150 pessoas por dia. Na tarde do dia 26, o atendimento acontecerá no Centro de Saúde José Carlos Macieira, no Bairro Sacavém.
Para participar das consultas, é preciso comparecer aos locais de atendimento com documento de identificação, cartão do SUS, e comprovante de endereço.