quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Substância natural encontrada no queijo ajuda a combater o câncer

Quando pensamos em queijo, a associação automática é com o benefício aos ossos. Além das vitaminas B6 e B12, o derivado do leite é rico em cálcio, ajudando a proteger o nosso esqueleto. Agora, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram mais uma vantagem da ingestão de queijo: o alimento pode ajudar a combater cerca de 30 tipos de tumores e cânceres.

Segundo um estudo publicado na Journal of Antimicrobial Chemotherapy, o combate ao aparecimento de tumores acontece por causa de uma substância chamada nisina. Essa substância é um antibiótico natural, produzida por alguns tipos de queijo, como o brie, o camembert e o cheddar. A substância atua antes que os agentes cancerígenos se desenvolvam nas células do nosso organismo.

Para descobrir os efeitos da nisina, os cientistas norte-americanos realizaram nove semanas de testes em camundongos. O tratamento com a nisina matou de 70% a 80% das células cancerígenas. Mas Yvone Kapilia, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan, alerta: apesar do ótimo resultado encontrado nos testes em camundongos, ainda é cedo para saber se haveria o mesmo resultado em humanos.

De acordo com a professora, “a mãe natureza realizou uma pesquisa de milhares de anos”: ou seja, durante a evolução humana, a nisina provou seu papel como conservante alimentar. Agora, a luta dos pesquisadores é para provar a eficiência da substância no combate às superbactérias e aos tumores. A ideia é usar a substância para impedir o desenvolvimento de infecções e lesões periodentais e contra o câncer.

– Publicidade –

Outros destaques