Apesar de necessária, a energia elétrica pode se transformar em um perigo constante para quem a utiliza. Segundo informações da Companhia Energética do Maranhão, é preciso respeitar a eletricidade e seguir rigorosamente as recomendações de segurança. Essa adoção de cuidados especiais no seu uso pode evitar acidentes e assegurar a vida. Saiba como evitar acidentes com as dicas a seguir.
1. Quando for trocar lâmpadas, instalar ou fazer manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.
2. O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral é muito perigoso. Esse hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento de componentes que culminam em curtos-circuitos e até incêndios.
3. Não use jamais aparelhos elétricos durante o banho. Logo após sair do chuveiro também é um momento perigoso para usar secadores, barbeadores elétricos e pranchas alisadoras. A água é um excelente condutor de corrente elétrica, sendo assim, o seu corpo molhado também conduzirá energia e pode causar graves acidentes.
4. Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas (normalmente feitas de material plástico) para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas. Valem a pena pela prevenção. Outro perigo para as crianças são fios soltos ou desencapados. Todo o cuidado é pouco!
5. Um erro comum é a confusão entre tomadas de 110v ou 220v, principalmente em hotéis e viagens, quando não se tem certeza de que tipo de rede elétrica existe no local. Pergunte qual a voltagem da rede elétrica e prefira aparelhos bivolt, que funcionam tanto em 110v quanto em 220v.
6. Aparelhos que não estejam em uso devem permanecer desligados das tomadas.
Além disso, uma vistoria anual é mais do que necessária para a manutenção preventiva da rede elétrica na residência. Isso evita acidentes e prejuízos materiais, além de muito transtorno e dor de cabeça para locatários e proprietários. A Cemar informa que os materiais elétricos ou equipamentos utilizados devem ter o selo de qualidade do INMETRO.
Em caso de acidentes com energia elétrica, deve-se desligar o disjuntor elétrico ou chave geral e solicitar socorro para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192), e ainda informar à Cemar por meio do telefone 116. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico até a chegada do socorro.