quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Filme sobre revolução de escravos é o grande vencedor do Festival de Sundance 2016

O filme The Birth of a Nation [ou O Nascimento de Uma Nação, em tradução literal], que fala sobre uma revolta de escravos na Virgínia, nos EUA, levou os principais prêmios do Festival de cinema de Sundance 2016 e foi eleito o melhor filme pelo Júri e pela Audiência. Com a vitória, o filme já se torna favorito ao Oscar 2017. A produção foi aplaudida de pé.

O prêmio do Júri para documentário americano foi para Weiner, sobre a volta do legislador Anthony Weiner, forçado a renunciar ao cargo após o vazamento de mensagens de texto com conteúdo sexual. A Audiência escolheu o documentário Jim: The James Foley Story como favorito na categoria. A trama fala do jornalista americano decapitado em 2014 pelo Estado Islâmico.

Entre os filmes estrangeiros, a Audiência escolheu La Ciénaga Entre El Mar y La Tierra, da Colômbia, que fala de uma mãe e seu filho doente. Já o Júri premiou Sand Storm, filme israelense sobre a luta das mulheres em uma cidade beduína.

Sonita, história de uma refugiada afegã que é ilegal em Teerã e que quer se tornar uma nova Rihanna, recebeu o prêmio de Júri e Público na categoria de documentário estrangeiro.

 

– Publicidade –

Outros destaques