O Carnaval é a época do ano que oferece uma imensa possibilidade de cores e estilos. Os dias de folia são uma ótima opção para você olhar seu guarda-roupa de uma forma diferente e pensar em combinações que você não usaria no dia a dia. Mas quem quer fazer bonito no bloquinho deve ficar atento para que o look ousado não se torne uma mistura exagerada. A estilista Tais Stutzel, da Feranda, separou algumas dicas para você não fazer feio no feriadão
Mix de estampas: Sempre que usar uma peça estampada, procure colocá-la com outra lisa, pois combinar estampas exige ter uma experiência a mais em harmonias e estar por dentro das tendências de moda. Você também pode usar a trend de peças com a mesma estampa, que não terá erro. Mas, se de toda forma você quiser arriscar, uma boa dica é apostar no mix de peças com listrado fininho náutico e floral tropical, que é uma super tendência da estação.
Croppeds: As blusas croppeds estão com tudo, mas não devem ser usadas de qualquer jeito. Sempre as combine com uma parte de baixo de cintura alta. Fica muito mais elegante! Além disso, para aquelas que estão um pouco acima do peso, é uma boa opção para não mostrar muito.
Acessórios: É muito importante lembrarmos que no Carnaval vamos passar boa parte do tempo, senão todo tempo, em pé, com muitas pessoas em volta. Por isso, nosso conforto e segurança não podem ser deixados de lado. Brincos grandes demais podem nos machucar pelo seu peso, ou serem carregados por um braço empolgado no meio da folia. Arcos que prendem a cabeça podem acabar machucando depois de um tempo, assim como colares pesados demais. Por isso, ao escolher o look, pense no que realmente vale a pena na hora da folia. Ninguém vai querer voltar mais cedo para casa porque não está se sentindo confortável ou a roupa está machucando.
Sapatos: Se você estiver indo para um bloco de rua, é melhor esquecer o salto. Pois é bem provável que você vá encontrar vidro quebrado, buracos, locais escorregadios pelo caminho, o que pode fazer com que você se machuque e não consiga aproveitar os outros dias de folia. Por isso, o ideal são os sapatos mais fechados, como tênis tipo keds, espadrilles ou alpargatas, todos de materiais confortáveis. Rasteiras só se forem bem presas e ajustadas aos pés, como as amarradinhas na canela, por exemplo. Mas, se você é daquelas que não abre mão de salto, espadrilles anabelas, as novas sandálias flats de solado grosso e as sandálias de salto largo e sola tratorada são boas opções.
Fantasias: Vale lembrar que quando falamos de fantasias, além das tradicionais, existem as que satirizam momentos atuais vividos na sociedade. São muitas opções, por isso você pode usar os seus conhecimentos gerais e, principalmente, a sua criatividade para brincar com uma fantasia que remeta a um protesto, deboche ou apenas criar uma caricatura de um personagem.
Como exemplo para se inspirar temos o caso da Ivete Sangalo e da Miss Universo, que motivaram camisetas com as frases: “Quem é essa papai?” e “Miss universo, só que não.” Você pode partir desses temas para montar a sua produção. Mas, se você é daquelas que preferem as fantasias mais tradicionais, pode optar pelas clássicas, que sempre funcionam: marinheiras, sereias, índias, cigana, Frida Kahlo, Carmem Miranda, dentre outras.