O Dia das Mães é comemorado, no Brasil e em outros lugares do mundo, no segundo domingo de maio. Isso é uma coisa que muita gente sabe. A data é comemorada com presentes, declarações e outros gestos de carinho. Mas você sabe por que a data é celebrada no segundo domingo de maio?
A escolha de um dia oficial para as mães se deu pela americana, Anna Jarvis, uma ativista que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs, com a intenção de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Em 1865 criou o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão, que assolou os Estados Unidos no período. Em 1904, Anna perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Após a perda, Anna que era participante da Igreja Metodista, na cidade de Graviton, EUA , quis ensinar as crianças daquela época a importância da figura materna e reuniu algumas amigas para celebrar um culto no dia 10 de maio de 1908.
O motivo do culto repercutiu chamando a atenção do governador do estado de Virginia Ocidental, William E. Glasscock, que decidiu o dia 26 de abril como o data de comemoração ao dia das mães.
O tema também chegou em outras áreas dos Estados Unidos, até que o presidente, Woodrow Wilson, definiu que todo segundo domingo de maio seria, oficialmente, o dia das mães em território nacional.
Aqui, no Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mas somente em 1938, no governo provisório de Getúlio Vargas, é que o dia passou a ser comemorado no segundo domingo de maio, segundo o modelo dos Estados Unidos.