quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Sofre com acne? Saiba como deixar sua pele linda de novo!

Muita gente sofre com a famosa acne, seja na fase da adolescência ou adulta. Acne é uma inflamação em uma estrutura que a gente tem na pele que é glândula sebácea. E se inicia através daquele cravinho ou de pontos pretos que inflamam na pele. 

“Geralmente as pessoas tendem a cutucar a espinha que está inflamada. Quando você espreme a espinha, ela libera dentro do nosso corpo vários fatores que provocam mais inflamação. Com isso, você provoca maiores chances de deixar marcas no local e piorar o caso”, afirmou a dermatologista Twheicyka Wakiama

Além das cicatrizes, a dermatologista também comentou que o problema da acne vai além de apenas um problema estético. “A acne também afeta o psicológico das pessoas. Tem gente que tem nojo, não abraça, não namora, isso causa um quadro de depressão, ansiedade, principalmente nas mulheres que querem ter uma pele linda, porque, muitas vezes, a maquiagem em si não consegue cobrir” explicou. 

A dermatologista também explicou que pessoas de pele branca tem mais suscetibilidade à acne por que a produção de cebo das pessoas de pele negra é diferente. 

Adolescência

É justamente nessa fase que se desenvolve os hormônios sexuais, e esses hormônios vão atuar nas glândulas sebáceas, pois é nesse momento que elas estão mais suscetíveis. Por isso que os adolescentes tem mais espinhas.

“Outras pessoas mesmo que passem da fase da adolescência, continuam tendo acne, principalmente mulheres. Essa fase é chamada de acne da mulher adulta, a glândula sebácea é mais sensível ao hormônio, e não que a pessoa produza mais hormônio. Nesses casos, os tratamentos são feitos para corrigir a parte hormonal da mulher” garantiu a dermatologista.

Opções de tratamentos

1- tratamentos tópicos, que se a fina a pele para não formar os cravos;

2- Antibióticos para acabar com a bactéria que causa a acne – dependendo do grau da acne.

3- No caso das acnes que formam nódulos e vermelhidão, a dermatologista disse que o indicado é o Rouacutan, tratamento da Isotretinoína- disponível para uso oral e tópico. Seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula sebácea e redução da secreção oleosa e o tratamento dura aproximadamente de 6 a 8 meses, sob critério médico.

4 – Para tratar as cicatrizes, uma opção é o Microagulhamento, tratamento indicado para todo tipo de pele e que pode dar resultado em três seções. O tratamento se utiliza de um rolo cheio de agulhas para provocar micro furos na pele para que haja produção de um novo colágeno na pele que sofreu dano e também serve para estrias, para melasma ou, simplesmente, para deixar a pele mais bonita.

 

– Publicidade –

Outros destaques