Estudantes dos turnos matutino e vespertino do CE Liceu Maranhense, em São Luís, vivenciaram uma experiência diferente. Eles participaram na escola, do Projeto Circuito Espacial, iniciativa do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O projeto visa possibilitar a professores e alunos conhecer a realidade do CLA, as atividades e operações desenvolvidas pelo Centro, que é referência internacional.
Nesta terça os alunos do Liceu participaram de encontro com os integrantes do CLA, esclareceram dúvidas e curiosidades sobre o centro de lançamento.
O Projeto Piloto irá atender, inicialmente, a alunos e professores da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. Serão dois momentos: no 1º momento as escolas realizarão três visitasao CLA, divididas por ano, ou seja, 1°, 2° e 3° ano, sendo 25 vagas para cada visita e o critério primordial é o desempenho (notas), sinalizadas no Sistema de Administração de Escolas da Seduc (SIAEP). No 2º momento, o CLA irá à escola, ocasião em que fará uma exposição sobre os trabalhos realizados, chamando a atenção para as áreas de Ciências.
“O projeto é importante para despertar o interesse do aluno por assuntos ligados à Física, Astronomia, e etc.”, ressaltou Akemi Wada, Supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc.
Em 2016, 18 escolas receberão a visita do CLA e um total de 75 alunos de Ensino Médio deverá visitar o Centro, em Alcântara.