Correr na rua ou na esteira? A dúvida sempre pinta para quem curte dar umas pernadas e manter a saúde em dia. É claro que ambas as opções têm vantagens. Aqui, vamos mostrar os pontos positivos de cada escolha para que você saiba o momento certo de investir em um ou outro.
CORRER NA ESTEIRA
Conforto
Para quem está acima do peso, essa pode ser a melhor opção. É indicado começar por aqui pois o aparelho diminui o impacto da corrida no corpo em até 10%. Só para você ter uma ideia, quando você corre na rua, suas articulações sofrem de e2 a 3 vezes com o peso de seu corpo. Sem contar quem em dia frios ou chuvosos você não sabota seu treino, não é?
Foco muscular
Temos aqui também um foco de trabalho nos músculos anteriores da coxa, responsáveis pelo o equilíbrio e estabilização.
Controle de ritmo
Com os treinos em esteira você pode determinar o ritmo pelo controle que a máquina dispõe, facilitando assim um pouco mais de conforto, tudo a um toque do painel (ou botão de emergência).
CORRER NA RUA
Foco muscular
Porém, ao treinar na rua, você consegue trabalhar melhor a musculatura do corpo, principalmente os músculos posteriores coxa. “Na rua, você consegue dar mais ênfase a esses músculos, já que eles são responsáveis pela propulsão do corpo”, explica o treinador da João Vicente de Morais, diretor técnico da Assessoria Esportiva XTRY Sports. Mas não para por aí: a panturrilha atua com grande importância também. Além, é claro, da ativação de vários músculos estabilizadores, como o core, decorrente das imperfeições do piso que invariavelmente é ondulado, esburacado ou desnivelado.
Controle de ritmo
Vai variar de acordo com seu local de treinamento, que pode contar com subidas, descidas, plano, terreno irregular, etc. “Tipo de piso também influencia no ritmo e na atuação muscular, fazendo um ótimo trabalho proprioceptivo; com relação as passadas, sua variação é maior que na esteira, motivada pelas diferenças encontradas também no piso”, diz o treinador João Vicente.
Sensação de liberdade
Um dos fatores mais importantes que pesam a favor de correr é na rua é sensação de liberdade que ela promove, desfrutando de fatores externos que farão bem para o corpo e para mente. Ir para rua ou ficar em um ambiente fechado tem suas vantagens e desvantagens, mas o principal retorno é para sua saúde; e ela agradece.
Agora é só decidir se vai de esteira ou rua e, por que não, intercalar os treinos para ter o melhor dos dois?