São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), indicou que 59,2% dos consumidores ludovicenses estão dispostos a comprar produtos para presentear na data, o que representa uma ligeira aceleração de 0,34% sobre o índice registrado em 2015.
Entre os consumidores dispostos a ir às compras, 92,3% demonstrou interesse em adquirir apenas um produto, 7,6% dos entrevistados apresentou predisposição para comprar até dois produtos e 0,1% afirmou que deve obter três ou mais itens para presentear. Em relação a 2015, a intenção de comprar apenas um produto manteve-se estável este ano com ligeira redução de 0,1%, enquanto o anseio de até dois itens avançou 5,5%.
Quanto aos produtos que estão na preferência dos consumidores este ano, os artigos de vestuários mantiveram-se na liderança com 23,4% das escolhas dos consumidores, apesar de terem registrado um recuo de 6,4% na comparação anual. Praticamente empatados na segunda posição estão os relógios, com 12,7%, e os itens de perfumaria, com 12,5%. Em relação a 2015, os relógios aceleraram 9,5% na preferência, enquanto os artigos de perfumaria caíram 34,2%. Também compõem a lista de preferência deste ano, os calçados (7,6%), que dobraram na preferência do consumidor na comparação anual.
Em relação aos locais em que os consumidores pretendem realizar as compras, a pesquisa demonstrou que as lojas de Shopping Center continuam mantendo-se na liderança nas escolhas dos ludovicenses, sendo indicada por 64,3% dos entrevistados, apesar de terem registrado um ligeiro recuo de 2,4% na comparação com 2015. Em segundo lugar ficaram as lojas do Centro Comercial, com 20,1% da preferência, apresentando recuo de 29,9% nas escolhas na comparação anual.
Com base nas faixas de valores indicadas pelos consumidores, a pesquisa constatou que o valor médio para o presente este ano será de R$ 156, enquanto o valor médio para os gastos gerais com a data, incluindo os presentes e a comemoração, será de R$ 169. Em relação a 2015, o valor médio do presente cresceu 1,3%, enquanto o valor geral da compra diminuiu 1,7%.
A forma de pagamento prioritária dos consumidores ludovicenses para este Dia dos Namorados será a modalidade à vista, que foi indicada por 77,3% dos entrevistados, sendo que 53,3% apontou a preferência pelo uso do dinheiro e 24,0% apontou o uso do cartão de débito. Já 27,8% indicaram o cartão de crédito como a modalidade de pagamento principal para a data. Na comparação com 2015, a modalidade à vista registrou crescimento na preferência de 5,5% este ano, enquanto o cartão de débito recuou 33,7%. O cartão de crédito manteve-se estável na comparação anual, com ligeira queda de 0,36% na preferência.
SAIBA MAIS
O levantamento da Fecomércio entrevistou 700 pessoas nos principais pontos de circulação de consumidores da capital maranhense entre os dias 18 e 21 de maio de 2016. A margem de erro amostral é de 3,7% e o nível de confiança de 95%.