Dois homens foram presos durante operação da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Diae) e do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) por praticarem os crime de roubo, extorsão, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e organização criminosa. De acordo com informações da Polícia Militar, os detidos foram identificados como Rafael Fontinele Ferraz e Wallame de Souza Belgas, que é ex-policial Militar.Um terceiro participante da ação criminosa está foragido.
A ação foi realizada após denúncias sobre uma invasão à residência de uma moradora do bairro Vila Nova, na área do Itaqui-Bacanga, em que os assaltantes se identificaram como membros da Polícia Militar. Durante a ação, os invasores exigiram que a dona da residência pagasse a quantia de R$ 2.300. Antes de sair do local, o trio realizou, ainda, roubo de objetos da casa e fugiram em um veículo modelo Eco Sport de cor preta.
A Polícia chegou aos criminosos após identificação, feita pela vítima, por reconhecimento de fotos. Rafael foi preso no bairro Pão de Açúcar e o ex-policial militar Wallame de Souza foi detido no bairro Bom Jesus, na região do Coroadinho.
Com a dupla, a PM encontrou 16 cartões de crédito de instituições variadas, cinco Certidões de Pessoa Física (CPF), quatro
carteiras de identidade Militar,sendo adulterada com o nome de Rafael, duas Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) falsificadas, nove carteiras de identidade em nomes de várias pessoas, dois passaportes, cinco carteiras de trabalho e Previdência Social em nome de outras pessoas, R$ 170 mil em espécie, arma de fogo de plástico e dois carros.