quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Congresso da Unegro segue com programação até domingo em São Luís

Discutir os impactos do racismo, planejar ações por maior representatividade da população negra nos espaços de poder e elaborar projetos para os próximos quatro anos. Estes foram alguns dos temas pautados no 5º Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade (Unegro) que teve abertura realizada na noite desta sexta-feira (10) e segue com programação até domingo (12).

Com o tema “Negras e Negros nos Espaços de Poder e em Defesa da Vida”, o evento acontece no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O congresso, que debate políticas públicas pela igualdade racial, reforça todo o trabalho da gestão Flávio Dino realizado com parcerias institucionais e apoio do movimento organizado da sociedade civil. É o que pontua o secretário de Estado da Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro.

“Apesar deste momento de crise nacional, o Maranhão vem realizando ações concretas no âmbito das políticas afirmativas. Este evento vem somar para mostrarmos esse trabalho e conhecer outras ações no país”, ressaltou o secretário na abertura do evento. “Esse evento além de tudo, contribui com a formação do povo negro do Maranhão”, completou Gerson Pinheiro.

No evento está sendo apresentado o levantamento de temas e ações pela igualdade racial. Entre os pontos abordados estão a crise econômica que atinge fundamentalmente as minorias, aumentando a agressão contra esses povos. O aumento da violência contra a população negra no mundo, a crise na América Latina e no Brasil, e os avanços dos últimos anos são outras questões referidas no relatório.

A garantia da promoção da igualdade racial é outro foco de discussão do congresso, que conta, ainda, no cronograma, com painéis de debate que tratarão de diversos temas entre eles as comunidades quilombolas, conferências e a organização negra jovem, das mulheres negras, na pesquisa e produção intelectual.

A importância desses encontros se dá como espaço de organização social e de elaboração de políticas para o segmento, pontua o presidente da Unegro – Goiás, entidade organizadora do congresso, André Nascimento. “Essas políticas devem ter como foco o enfrentamento da violência contra a população negra, em todas as suas vertentes”, ressaltou.

A Unegro é uma organização do movimento negro, fundada em julho de 1988, em Salvador, Bahia. Em 25 anos de existência se pautou na defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a população brasileira. A instituição possui bases em 24 estados e conta com uma coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.

– Publicidade –

Outros destaques