Jovens pesquisadores do ensino médio, lideranças femininas, graduandos, graduados, mestre e doutores estão sendo convidados pelo Governo do Estado a participar do prêmio estadual ‘Construindo a Igualdade de Gênero, que premiará as melhores redações, artigos científicos e memorias descritivos na área das relações de gênero. O objetivo do prêmio, uma iniciativa das secretarias da Ciência, tecnologia e Inovação (Secti) e da Mulher (Semu), é gerar reflexões produzidas pela luta da igualdade de gênero e feminismos.
Os interessados em concorrer devem se inscrever por meio do Edital Secti Nº 12 – Prêmio Estadual Construindo a Igualdade de Gênero que está disponível no endereço www.secti.ma.gov.br. As inscrições são individuais e devem ser realizadas até o dia 22 de julho mediante preenchimento de formulário no endereço eletrônico: http://goo.gl/forms/sfPUvHjWF8vS6OeD3.
O objetivo do prêmio, segundo explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, é fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres maranhenses. “É fundamental reduzir a desigualdade de gênero e, para isso, juntamente com a Secretaria da Mulher, criamos o prêmio, que visa reconhecer a mulher na ciência e as lideranças femininas que atuam em prol da igualdade”, disse o secretário.
Para a secretária da Mulher, Laurinda Pinto, essa é uma importante iniciativa do Governo do Estado, uma vez que coloca questões fundamentais para a análise do papel da mulher na sociedade.
Categorias
O prêmio é atribuído a cinco categorias: Mestra (e) e estudante de doutorado; Graduado (a), especialista e estudante de mestrado; Estudante de graduação; Jovem pesquisadora no ensino médio; Liderança feminina.
Na categoria “Mestra (e) e estudante de doutorado” podem concorrer candidatas (os) que tenham o título de mestre ou que estejam cursando o doutorado, em instituições de ensino reconhecidas pela Capes/MEC. Na categoria “Graduada (o), especialista e estudante de mestrado”, podem concorrer candidatas (os) que possuem o diploma de graduação, especialista ou que estejam cursando o mestrado, em instituições de ensino reconhecidas pela Capes/MEC.
Podem concorrer na categoria “Estudante de graduação”, estudantes que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Na categoria “Jovem pesquisadora no ensino médio”, podem se candidatar ao prêmio estudantes que estejam regularmente matriculados e cursando o ensino médio em escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC e nas unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
Na categoria “Liderança Feminina”, podem concorrer mulheres que desenvolvam ações nos mais diversos setores da sociedade que levem à reflexão sobre as interações, as estratégias e o cotidiano do protagonismo feminino no crescimento social, político e econômico do Maranhão.
A entrega do prêmio acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão que será realizada em Imperatriz de 19 a 22 de outubro. Os ganhadores, de todas as categorias, receberão troféu do prêmio “Promotora (o) da Igualdade de Gênero”. Além dos trabalhos escolhidos para serem premiados, outros considerados relevantes para a sociedade poderão compor capítulo da primeira edição do livro “Construindo a Igualdade de Gênero no Maranhão” que será publicado pela Secti.