O Debate das Eleições 2016 da TV Guará iniciou na noite desta quinta-feira (22) tratando do tema educação com os candidatos à Prefeitura de São Luís. Os convocados foram: Fábio Câmara do Partido do Movimento Democrático (PMDB-15) , Eliziane Gama do Partido Popular Socialista (PPS-23), Rose Sales do Partido da Mulher Brasileira (PMB-35), Wellington do Curso, do Partido Progressista (PP-11) , Edvaldo Holanda Junior do Partido Democrático Trabalhista (PDT- 12) e Eduardo Braide do Partido da Mobilização Nacional (PMN-33). Somente o atual prefeito não compareceu ao debate.
A escolha se deu a partir da melhor colocação na última Pesquisa Eleitoral encomendada pela TV Guará ao Instituto Exata e também da representação na Câmara dos Deputados, totalizando seis dos nove candidatos. O debate está sendo mediado pelo jornalista Américo Azevedo, com cinco blocos e temas específicos.
O primeiro bloco tratou da educação, a primeira sorteada para fazer pergunta foi a candidata Eliziane Gama, que decidiu interrogar Wellington sobre o tema. Ele destacou o assunto como prioridade no seu plano de governo, tratando da recuperação de escolas e realização de concursos públicos.
Já Wellington levou a segunda pergunta para Rose Sales, citando a forma de valorização dos professores. “Não é de visita e nem de discurso, é de forma real”, comentou a candidata a respeito do compromisso nas escolas. Destacou a valorização através de melhores condições de salários.
Rose passou a discussão para Fábio, que garantiu itens básicos como fardamento e comentou ainda que não se faz educação sem professor.
Em seguida, Eduardo Braide respondeu as perguntas de Câmara. Falou que a educação é a principal valorização, citou leis de sua autoria como deputado estadual, sendo a distribuição de alimentos sem lactose e glúten. Para ele, antes de um plano pedagógico é preciso primeiramente que alunos estejam nas salas de aulas.
“Educação é prioridade e nos do nosso governo vamos investir” disse Eliziane, que foi a última a responder. Destacou reformas de escolas, sendo oito de tempo integral com funcionamento no Centro Histórico. Além disso, duas serão bilíngue.