Cientistas da Universidade de Siena, na Itália, descobriram que o uso de uma caixa de luz, similar às empregadas em terapias de luz para tratar certos tipos de depressão, eleva os níveis de testosterona. E isso motivou o registro de maiores níveis de satisfação sexual. Mas os pesquisadores afirmam que é preciso mais pesquisas antes de essa técnica ser usada como tratamento.
A equipe estudou 38 homens diagnosticados com problemas que causam falta de interesse em sexo. Metade do grupo recebeu tratamento com a caixa de luz, enquanto a outra metade foi exposta a uma caixa de luz adaptada para emitir bem menos luz. Todos foram submetidos a meia hora de exposição pela manhã, por duas semanas.
Quando testaram os participantes novamente, os pesquisadores descobriram que o grupo exposto à luz intensa havia triplicado os escores de satisfação sexual, enquanto o chamado grupo de controle manteve basicamente os mesmos níveis. Os níveis de testosterona nos homens que receberam o tratamento ativo com luz subiram de cerca de 2,1 ng/ml (nanogramas por mililitro) para 3,6 ng/ml – mas o outro grupo não registrou alta.
O artigo com o resultado da pesquisa será apresentado em um congresso de neuropsicofarmacologia em Viena, na Áustria.