O encerramento do festejo está marcado para esta terça-feira. Pela manhã às 8h30min haverá a Santa Missa dos Enfermos, rezando pela saúde de todos os doentes. A procissão tem concentração a partir das 17h30min, no Largo da Igreja da Comunidade Jesus, o Bom Pastor, no Renascença I, seguindo às 18h para a Igreja Matriz, passando pelas ruas dos bairros do Renascença e São Francisco.
Hoje será coroada a Princesa de São Francisco, concurso que vem sendo realizado com meninas representantes dos núcleos de catequese das nove comunidades da Paróquia, e também serão sorteadas 10 imagens do padroeiro para uma família sorteada dentre cada uma das comunidades cujos lares foram visitados durante a peregrinação das capelinhas com imagens organizada pela Pastoral Familiar com apoio dos núcleos e conselhos comunitários e do Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi. Ainda na atração desta terça-feira terá um show de encerramento com a cantora Fernanda Garcia, a partir das 21h.
Uma vasta programação foi planejada desde o início do ano, pelo pároco Frei Valdo Nogueira e pela comissão organizadora do Festejo. Desde o dia 21 de agosto várias ações em preparação às festividades foram desenvolvidas, como: hasteamento das bandeiras do Vaticano, da Arquidiocese e da Paróquia, envio de imagens peregrinas para as nove comunidades que integram a paróquia, passeio ciclístico e carreata franciscana para divulgação do festejo, retiro espiritual, com reflexão sobre “ser instrumento da misericórdia”, momento penitencial, com caminhada franciscana, do Largo do Carmo à Igreja Matriz e a culminância preparatória para o festejo, com missa e Adoração Eucarística Franciscana, no dia 22 de setembro.
Durante o período do Festejo que começou no dia 24 de setembro vem sendo realizadas todas as noites: Confissões, às 18h; Reza do Terço às 18h30min, e às 19h, Novena seguida de Santa Missa. A cada dia, os nove Conselhos com as respectivas comunidades eclesiais, as diversas pastorais, ministérios, grupos e movimentos da Paróquia se responsabilizam pela preparação da liturgia do dia, que traz para reflexão um subtema, relacionado com o tema geral.
Alguns momentos especiais marcaram esta reta final das celebrações do festejo: a Missa com Batismo das crianças, bênção dos animais, bênção especial para todas as pessoas que tem ‘Francisco’ em seu nome, celebração do Trânsito (morte) de São Francisco e Missa dos Enfermos que está agendado para este dia 4 de outubro.