quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Confira sete alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer

Metabolismo é o processo químico que ocorre dentro dos seres vivos para mantê-los… vivos. Todos esses processos gastam certas quantidades de energia, portanto mesmo enquanto parado, o corpo humano queima calorias. Quanto mais rápido for o metabolismo, mais calorias ele gastará.

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de acelerar o metabolismo, pois exigem mais esforço do organismo para serem digeridos, alteram a temperatura corporal e gastam mais calorias neste processo.

Outro benefício destes alimentos é que eles melhoram o desempenho nas atividades físicas, o que gera ganho de massa muscular. 

Veja abaixo uma lista com 7 alimentos termogênicos e suas outras propriedades:

Canela

A canela é estimulante e possui cálcio mineral. Ela também pode ser usada para combater a flatulência. O ideal é consumir até uma colher de sopa por dia, polvilhada sobre frutas e bebidas ou em forma de chá. 

Gengibre

O consumo regular do gengibre aumenta de 10% a 20% a perda calórica. Ele também é ótimo para o estômago e para aliviar problemas de enjoo. Pode ser consumido cru, em forma de chá, refogado e como ingrediente de diversas receitas culinárias.

Cafeína

Alimentos com cafeína são estimulantes, que mantêm a mente em estado de alerta, dá disposição e energia. A cafeína também melhora o desempenho físico. Pessoas com hipertensão devem evitar a cafeína.

Chá Verde

Contém cafeína e catequina. O chá verde faz com que o organismo busque energia nas suas reservas de gordura. Também combate a retenção de líquidos e é considerado uma bebida detox. Portanto, o chá verde é um grande aliado na perda de peso. Dica: para melhorar seu sabor, adicione um pau de canela junto com a infusão.

Água Gelada

Ao beber água gelada, o organismo precisa normalizar a temperatura do corpo. Oito copos de água gelada por dia podem, além de melhorar a hidratação e combater a retenção de líquidos, queimar até 200 calorias.

Óleo de Coco

O óleo de coco é um antioxidante natural, que reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, melhora a função intestinal e ajuda o organismo a absorver nutrientes. Ele pode ser misturado ao azeite, junto com frutas, como tempero de saladas e em outras receitas.

Chia

A semente de chia é rica em fibras e ácidos graxos. Ajuda a controlar o colesterol e triglicérios. É ótima aliada para aumentar a saciedade. Pode ser consumida juntamente com frutas, sucos, iogurtes, etc.

– Publicidade –

Outros destaques