O Governo do Estado assinou na noite de ontem (29), um empréstimo de 59 milhões de reais com a Caixa Econômica Federal para financiar o “Projeto de Reestruturação das Avenidas dos Holandeses Litorânea” que promete melhorar o trânsito.O objetivo do projeto é propor a implantação do sistema de tráfego binário e transporte tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), um sistema de transporte coletivo de passageiros de mobilidade urbana rápida e segura.
A obra será realizada por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
Na primeira parte da intervenção, serão quase 10 quilômetros de ampliação, com o objetivo de dar fluidez ao trânsito no trecho que compreende o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da Praia do Araçagi. Ainda está incluso no projeto ciclovias, calçadas, pontos de ônibus planejados e estacionamentos.
Na segunda parte, será executada a obra de extensão da Avenida Litorânea e a modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno, com a implantação do sistema de vias paralelas funcionando em sentido opostos, também conhecido como ‘binário’. É a partir desta readequação que será possível implantar o BRT.
O governador do Estado, Flávio Dino, na coletiva de imprensa de ontem informou: “Esse recurso será destinado à ampliação da Avenida Litorânea, que será prolongada até o Olho d’Água para que, com isso, nós possamos criar uma via alternativa à Avenida dos Holandeses. Concluída a etapa número um, nós teremos também a duplicação da Avenida Colares Moreira entre o retorno da Polícia Militar até chegar na Litorânea, até para que, exatamente, com essa conclusão das duas intervenções teremos um sistema de mobilidade urbana mais ágil, mais seguro, melhorando a atividade comercial e sobretudo o fluxo”.