Com a chegada do Ano Novo, muitas pessoas se perguntam qual prioridade darão ao 13ª salário, remuneração extra recebida pelos profissionais que têm a carteira assinada.
Neste ano, a decisão de cinco em cada dez brasileiros que têm direito à grana extra (52,9%) será destinar parte do valor para fazer as compras de Natal, sendo que 10,8% pretendem gastar todo o 13º com a data comemorativa.
O levantamento, realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com 1.632 consumidores nas 27 capitais do País, aponta ainda que entre os 27% que não pretendem utilizar a renda extra com presentes, o principal destino será economizar ou investir (26,6%), além de quitar dívidas para organizar a vida financeira (26,4%) e pagar impostos de início de ano, como IPTU e IPVA (11,4%).
De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, é importante refletir sobre o uso racional do 13º salário, por mais que seja tentador ceder aos apelos de consumo durante o Natal e as comemorações de Ano Novo.
— Qual é a prioridade? Essa é a pergunta que a pessoa deve fazer. Quitar contas em atraso, por exemplo, deve vir antes de qualquer desejo de compra.
Para Vignoli, mesmo quem está com as despesas em dia precisa refletir sobre o melhor uso deste dinheiro extra.
— Poupar e aplicar parte dos recursos, por exemplo, são hábitos que fazem muita diferença, seja para realizar sonhos ou para uma aposentadoria mais confortável. Quem ainda assim decidir que o melhor é comprar presentes deve tomar algumas precauções, como optar pelo pagamento à vista, pesquisar preços e evitar ao máximo o endividamento.
A pesquisa do SPC Brasil também aponta que 41% dos entrevistados pretendem fazer bicos ou outras atividades para a geração de renda extra com o objetivo de comprar mais presentes ou presentes melhores, principalmente os mais jovens (50,1%), as mulheres (47,9%) e as pessoas das classes C, D e E (44,8%).
Vignoli avalia que, tradicionalmente, o período festivo de final de ano ajuda a movimentar as vendas de produtos e serviços em diversos setores, o que eleva também o número de oportunidades nos setores.
— Além do 13º, com a chegada das festas de fim de ano, muitos consumidores costumam recorrer aos trabalhos informais, ou ‘bicos’, para comprar presentes melhores ou em maior quantidade.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com