O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Srº Antônio Américo, garantiu a primeira partida da final do segundo turno do campeonato maranhense será neste sábado (29) em Barra do Corda entre Cordino e Sampaio Corrêa.
O julgamento do caso no TJD seria nesta sexta (29), mas foi adiado para a terça feira (2), mesmo antes do adiamento a federação já havia confirmado a partida independente do resultado dos tribunais. Com o adiamento do julgamento e a partida inicial já marcada, se corre o risco de ter mais embaraços na competição, uma vez que o resultado do julgamento pode modificar o resultado dessa primeira partida.
ENTENDA O CASO
Tudo começou quando Sampaio x Moto se classificaram para as semifinais do segundo turno, o Moto em primeiro do GRUPO B e o Sampaio em segundo do GRUPO A, mesmo líder de grupo o Moto somou apenas 6 pontos, dois a menos que o Sampaio que mesmo na segunda colocação atingiu 8 pontos. O artigo 11 do regulamento do campeonato maranhense diz o seguinte “Na disputa da fase Semifinal as Associações que obtiverem o melhor índice técnico, na soma dos pontos ganhos na Primeira Fase, realizarão as suas partidas na condição de mandantes, com vantagem de jogar pelo empate“. O que chama a atenção é que o regulamento da competição é o mesmo do ano passado e no ano passado não foi interpretado dessa maneira e sim de forma contrária. A federação assumiu o equivoco em 2016 e diz que não pode “permanecer no erro “ esse ano.
A federação deu a vantagem do empate ao Sampaio Corrêa, e foi o que aconteceu. As equipes empataram em 2 a 2 no dia 20 de Abril no Estádio Castelão. Após o resultado o Moto ingressou no tribunal desportivo requerendo a vantagem do empate por ter sido líder do seu grupo.
A outra pauta do TJD é sobre a final ainda do primeiro turno, quando o Cordino bateu o Imperatriz por 2 a 1 no Estádio Frei Epifânio e sagrou-se campeão da primeira etapa do campeonato Maranhense, de acordo com o time de Imperatriz, a Federação Maranhense não sorteou o trio de arbitragem e o time pede o cancelamento da partida.
Desde que o TJD acatou as denúncias para posterior julgamento a Federação Maranhense de Futebol decidiu suspender o campeonato, Só retornando neste sábado com a primeira partida da final do segundo turno.
BOLA FORA
Em uma rede social ao ser questionado por internautas sobre a situação do campeonato Maranhense. O perfil do presidente da federação maranhense de futebol “bateu boca” com alguns torcedores. Em um momento o presidente falou sobre o recurso do moto club no TJD “O que os motenses tem que fazer é cobrar da Diretoria do Moto time que consiga vencer e classificar”. Em outro momento da discussão o presidente criticou os elencos de Sampaio e Moto “ Essa equipes atuais, tanto do Moto quanto do Sampaio, são medíocres, ruins, péssimas, não são dignas de jogar um campeonato. No Moto só se salvam 2, Jean e Toni Galego. O resto pode dispensar”, e ainda confirmou o que havia dito “Como posso dizer o contrário se é essa a verdade? A mediocridade que me refiro é na falta de qualidade técnica”.
Confira os prints: