Um projeto de lei, criado pelo vereador Francisco Carvalho (PSL), visa a obrigatoriedade da instalação do “Botão de pânico” nos veículos do transporte coletivo do município de São Luís. Se acionado, emitirá um sinal, em formato de texto indicando a linha do coletivo que está sendo assaltado. O projeto surgiu na Universidade Federal do Paraná, já foi adotado em algumas capitais com resultados positivos e prevê a instalação obrigatória do botão em todos os coletivos de São Luís.
Caso o projeto seja aprovado, as empresas terão 30 dias para adaptarem os veículos com essa tecnologia, e se não cumprirem estarão sujeitas a multas de R$ 5.000 (cinco mil reais), acrescidos de um terço a cada 30 dias. O projeto ainda afirma que os custos para a implantação dessa tecnologia não devem ser repassados ao consumidor, devendo apenas a empresa arcar com os custos de implantação.
“Para o presidente do sindicato dos rodoviários a ideia precisa ser melhor discutida, pois a colocação do chamado botão do pânico para ser acionado única e exclusivamente pelo motorista ou cobrador do ônibus, faz dos profissionais alvos diretos dos bandidos”, afirma o autor do projeto, Francisco Carvalho.