quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Ecoliga inicia capacitação sobre sustentabilidade na administração pública

A Ecoliga do Maranhão – formada pelos órgãos Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Universidade Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Tribunal de Contas do Estado e Justiça Federal, realizou na manhã desta segunda-feira (14), a abertura da capacitação sobre Sustentabilidade na Administração Pública, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente através do programa A3P (Agenda Ambiental). 

A capacitação, que segue até dia16, reflete o interesse da administração pública em contribuir para a eficiência na gestão de recursos, com menos gastos e impacto sobre o meio ambiente. Serão tratados assuntos como gestão de resíduos, recursos naturais, construções e licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, entre outros.

A A3P visa dar relevância ao tema ambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública, por meio do combate ao desperdício, gestão ambiental dos resíduos, licitação sustentável e a sensibilização dos servidores quanto aos impactos ao meio ambiente.

Raimundo Barros, presidente do TRE-MA, explicou que a finalidade principal da capacitação é estimular gestores e servidores públicos a incorporar ao dia a dia princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades desenvolvidas, criando nova mentalidade e reduzindo gastos públicos. “A administração pública deve dar exemplo de responsabilidade, sobretudo porque esses temas, por conta do contexto atual de grave crise econômica e de agressões ao meio ambiente, ganham especial relevância”.

O desembargador Cleones Cunha, presidente do TJ-MA alertou para que “Não nos esqueçamos que nem o Poder Público, aqui representado por nós, membros dos Poderes Judiciário e Executivo, Ministério Público, entre outros, possuem prerrogativas ou autorização para dispor de bens ambientais, tampouco para destruí-los, sob qualquer pretexto, por possuir apenas mera gestão do patrimônio coletivo”.

O secretário-executivo Marcelo Cruz, representando o ministério do Meio Ambiente reflete que, “com as mudanças climáticas batendo nas nossas portas, e a falta de água que impõe racionamento em inúmeras cidades do país, fica muito claro que a preocupação com sustentabilidade deve impregnar tudo aquilo que fazemos, seja de forma pessoal ou profissional, nas esferas pública ou privada”. 

– Publicidade –

Outros destaques