Na manhã desta terça-feira (10), uma grande quantidade de pessoas se dirigiu a sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) para efetuar o pagamento do IPTU de 2018. As filas estavam grandes e geraram um grande número de reclamações.
O problema é que a Prefeitura de São Luís veiculou um anuncio de que é possível emitir a 2ª via do IPTU pelo site da Semfaz, mas o serviço não está funcionando. Além disso o telefone divulgado também não tem atendimento.
Sem o atendimento por esses canais, as pessoas são obrigadas a irem até a secretaria, na Avenida Kennedy, para emitiram o boleto de pagamento do Imposto.
Segundo os contribuintes, as filas foram formadas de forma desorganizada e o atendimento deixou muito a desejar gerando um tempo de espera muito grande.
Vale ressaltar que o prazo final para o pagamento em cota única é na próxima sexta-feira (13) e os contribuintes podem encontrar dificuldades para conseguir cumprir o pagamento sem a emissão do boleto. Além disso, houve um reajuste de 2,7% no imposto deste ano.
Sem problemas segundo a Semfaz
Em nota, a Semfaz afirmou que “possui técnicos acompanhando o sistema constantemente e não foi verificado nenhum problema”.
A Secretaria comunica que, para emitir a guia de pagamento, o contribuinte deverá informar a inscrição imobiliária, ou o CPF, ou o CNPJ do proprietário do imóvel e apontar a data de vencimento da guia.