terça-feira, 30 de abril de 2024

Comitê para prevenção e combate de notícias falsas é instituído pelo TRE-MA

TRE-MA institui Comitê de prevenção e combate de notícias falsas.

O Tribunal Regional Eleitoral instituiu na última quinta-feira (26), um Comitê Consultivo de Internet para o combate e prevenção às notícias falsas. É levado em consideração o constante e crescente uso da plataforma mundial de computadores como meio para apresentação de candidatos e debates políticos como propaganda eleitoral, tanto de forma positiva ou negativa.

Instituições como o Ministério Público e Estadual, Polícia Federal e Civil, e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) serão parceiras do comitê, que também vai elaborar uma campanha educativa sobre o assunto, orientando os partidos, candidatos e eleitores sobre a influência da internet nas eleições.

O comitê vai fazer também a verificação de conteúdos disponibilizados pelos meios de comunicação e outras organizações da sociedade civil em complemento aos recursos das instituições que o compõem.

“Cabe ao Comitê realizar o estudo da influência da internet nas eleições 2018 e o uso de robôs na disseminação de informações, além de propor medidas necessárias à prevenção do compartilhamento de notícias falsas”, explica o desembargador Ricardo Duailibe, presidente do Tribunal.

Participaram da instituição do Comitê os desembargadores Ricardo Duailbe (presidente do TRE) e Tyrone José Silva (vice-presidente e corregedor do TRE), o diretor-geral Flávio Costa (TRE), o procurador regional eleitoral Pedro Henrique Castelo Branco, a procuradora da república Thayná Freire (MPF), o procurador de justiça Francisco Barros (Ministério Público Estadual), o promotor Pablo Bogéa (auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral), a superintendente Cassandra Parazi (Polícia Federal), o delegado federal Rodrigo Corrêa e a delegada-geral-adjunta Adriana Amarante (Polícia Civil).

– Publicidade –

Outros destaques