terça-feira, 30 de abril de 2024

Materno Infantil não consegue atender a demanda por leite para bebês

“O leite materno tem muitos benefícios”, essa frase é um clichê, certo?  Mas quais são os benefícios do leite materno e por que é assim tão importante? A amamentação é um processo muito importante para garantir a saúde do bebê, o leite materno é rico em água, vitaminas, proteínas, gorduras, e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento de um recém-nascido.

“ O aleite materno é um alimento completo, “nutricionamente” falando, é um alimento que permite ao bebê não só esses nutrientes como também os anticorpos e as substancias que o bebê precisa para se desenvolver bem e para evitar que ele adoeça com facilidade”, afirma uma nutricionista.

Devido a esse papel fundamental no desenvolvimento da criança o ministério da saúde e a organização  mundial de saúde, orientam  as mamães a amamentarem os seus filhos somente com leite materno até no mínimo o sexto mês de vida.

A jornalista Mariana Dias, mãe de primeira viajem, seguiu a risca as orientações medicas, ela respeita todas as etapas da vida do pequeno Davi que está crescendo cheio de independência.

“Desde que eu engravidei meu sonho era amamentar, a ansiedade de toda mulher é amamentar e antes desse momento chegar nós ficamos muito ansiosas, será que eu vou conseguir? Será que não vou conseguir? E acaba quando começa a parte da amamentação é mais simples do que a gente pensava”, comentou Mariana Dias.

Amamentar é indispensável, o problema é que nem todas as mães produzem leite. Isso acontece por uma série de motivos, principalmente pelos que passam  partos prematuros, e são os bebês destas mães que precisam de doação de leite humano. O materno infantil tem um banco de leite, mas o estoque está defasado, a maternidade precisa distribuir diariamente entre 3 a 4 litros de leite, mas só está distribuindo um único litro.

O que gera muitos problemas por conta da demanda existente. Essa queda na quantidade de leite em estoque se deve a falta de doações. o período de junho e julho é quando o Materno Infantil menos recebe doações por conta das férias. As mães viajam ou se ocupam muito e deixam de doar.

Mas você pode ajudar essa causa, para doar você nem precisa sair de casa, basta ligar no número 2105-1178 e uma equipe vai até a sua casa fazer a retirada. Não dói e você ainda ajuda a manter um bebê saudável e uma mãe feliz.

– Publicidade –

Outros destaques