quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Centro Cultural Vale Maranhão abre exposição de arte africana gratuita

arte africana

O centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), abriu a visitação gratuita de uma exposição  chamada “Africana: o diálogo das formas”, na última quarta-feira (01), no Centro Histórico de São Luís. As obras representativas da arte de 62 povos de países africanos como,  máscaras, esculturas e objetos cerimoniais ou de uso cotidiano, como bancos e apoios de nuca que compõem a exposição estarão até o dia 1º de novembro no CCVM.

As obras foram produzidas pelos povos Iorubá, da Nigéria; Luba, do Congo; Dan, da Libéria; Fang, do Gabão; Bobo e Gurunsi, de Burkina Faso; e Dogon, do Mali

De acordo com a diretora e curadora do CCVM, Paula Porta, são raras as oportunidades de contato dos brasileiros com a arte africana de alta qualidade e com tal diversidade de origens e linguagens escultóricas.

“As raras oportunidades que temos aqui de contato direto com a produção artística africana nos permitem perceber tantos elementos familiares, tantas permanências, que nos perguntamos: por que nos mantemos tão longe do que nos é tão próximo? Por isso a exposição nos parece especialmente importante.”, afirmou Paula Porta.

A curadoria da exposição é assinada pela historiadora e pesquisadora de Arte Africana e Afrobrasileira, Juliana Bevilacqua. De acordo com ela, esse conjunto de obras permite observar a riqueza, a imensa diversidade de linguagens e a qualidade escultórica dos artistas.

As obras que serão expostas no CCVM pertencem à Coleção Eduardo Couto. O médico pernambucano vem reunindo obras bastante especiais há 23 anos. A admiração pela estética africana e sua influência na arte do século 20 o motivaram a iniciar a coleção, que pela primeira vez é exposta em seu conjunto, e mostra porque essa arte desperta interesse no mundo todo há mais de dois séculos.

“A coleção é muito diversificada e permite compreender o diálogo entre arte, diversão, religião e controle social, e perceber como o mundo físico (clima, geografia, fauna) interfere na estética. Ela nos mostra como o profano e o espiritual, como um plano e outro se encontram, e nos presenteiam com arte”, disse Eduardo Couto.

A exposição Africana: o diálogo das formas ficará aberta à visitação no Centro Cultural Vale Maranhão no período de 1º de agosto a 1º de novembro, de terça à sábado, das 10h às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações no site do Centro Cultural Vale Maranhão.

– Publicidade –

Outros destaques