O Dia Mundial da Não-Violência foi criado pela ONU e é comemorado anualmente no dia 2 de outubro. Esta data foi criada em homenagem pacifista Mahatma Gandhi, um dos principais representantes na luta pelo pacifismo e no respeito dos direitos humanos e da justiça. A ideia é conscientizar a população sobre a possibilidade da resolução de questões e embates com a não-violência, seguindo um caminho de paz e respeito entre as pessoas, mesmo que estas tenham ideias diferentes.
Do sânscrito, Mahatma significa “a grande alma” mas seu nome completo é Mohandas Karamchand Gandhi, o revolucionário da paz que idealizou e fundou um novo Estado indiano, e é até hoje considerado o maior defensor do Satyagraha: satya = verdade; ahimsa = não violência.
Satyagraha é “o caminho da verdade”, o princípio da não agressão. A revolução pacífica proposta por Gandhi, através de uma forma não-violenta de protesto, fez com que a ONU criasse o Dia Internacional da Não-Violência.
Esta data tem o propósito de incentivar a educação pela paz, respeitando sempre os direitos humanos. A violência está presente em todas as camadas sociais, destruindo as comunidades, provocando mortes e inúmeros prejuízos para a humanidade.
A ideia é conscientizar a população sobre a possibilidade da resolução de questões e embates com a não-violência, seguindo um caminho de paz e respeito entre as pessoas, mesmo que estas tenham ideias diferentes.