O Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema) está fazendo uma paralisação de advertência desde a semana passada por falta de pagamento do vale transporte, cerca de 300 trabalhadores estão sem trabalhar.
As visitas que são feitas de casa em casa não estão acontecendo mais, já que os trabalhadores não podem se deslocar por estarem sem vale transporte há cinco meses por parte da prefeitura de São Luís. Além disso, os agentes estão sem material para trabalhar e sem equipamento de segurança.
Com o período de chuvas o ambiente fica mais propício para a proliferação do mosquito da dengue e por isso o trabalho do controle de endemias é tão importante.
“Essa paralisação está prejudicando a sociedade, porque os mosquitos da dengue vão acabar se proliferando, começou o período chuvoso e as larvas levam de cinco a sete dias para aparecer onde a água fica empoçada, e como eles não estão atuando vai haver locais com foco e não poderá ser feito nada”, disse o vice-presidente do sindicato, Jordel Lima.
A população precisa ficar atenta, a melhor forma de se evitar é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.