O lançamento dos projetos Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense e Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão, marcou a abertura, na noite desta terça-feira (19), da Semana da Cultura Popular do Maranhão. O evento acontece até sexta-feira (22), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), localizado na rua do Giz, Praia Grande.
A solenidade de abertura da semana contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, representando a governadora Roseana Sarney; Rosane Guerra, presidente da Fundação de Amparo à
Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema); Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; Sergio Uchôa, superintendente de Cultura Popular da Secma; José Ribamar Torres, secretário adjunto da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec); além de diretores das casas de cultura do estado e conselheiros da cultura.
Na ocasião, a secretária Olga Simão destacou a importância do evento realizado em celebração ao Dia Internacional do Folclore. “A realização da Semana e o lançamento desses dois projetos, mostra mais uma vez a preocupação e dedicação do Governo do Estado com a cultura popular, nossa grande riqueza”, declarou.
Olga Simão falou, ainda, sobre o lançamento dos projetos com apoio da Secma e Fapema. “O objetivo é preservar e incentivar nossas manifestações culturais, por meio da digitalização do nosso acervo. Com o Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão nós vamos disponibilizar para um maior número de pessoas nossas riquezas, democratizando ainda mais o acesso a essa rica cultura”, ressaltou.
Rosane Guerra, presidente da Fapema, destacou a participação da instituição para o desenvolvimento dos projetos. “Fico muito feliz em participar da concretização de um projeto que visa proporcionar mais acesso à informação cultural do nosso estado. A Fapema participou do projeto Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense, com o edital dos acervos museológicos que contempla a preservação e restauração desses materiais”, disse.
Após a cerimônia de lançamento foi realizada a apresentação do projeto Memória Audiovisual da Cultura Popular Maranhense, pela bolsista da Fapema, Andréa Frazão. O acervo já conta com 659 fitas, totalizando cerca de 500 horas de gravação, além de fotografias.
O projeto do Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão foi apresentado pelo diretor do museu, Gabriel Melônio. Ele explicou que o espaço servirá de abrigo ao vasto acervo maranhense do qual fazem parte documentos, imagens e depoimentos.
A programação da noite foi encerrada com apresentação cultural de Tambor de Crioula da Fé em Deus, da Floresta, Santa Rosa (Axixá) e Centro Grande (Axixá).
Mais cultura
A programação da Semana da Cultura Popular segue até a sexta-feira (22) com lançamento de livros, exposição de fotografias, pinturas, e vestimentas. O destaque deste ano são as apresentações de pesquisas realizadas por professores e estudantes universitários, como explicou o diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso Junior.
“Além das exposições, nós contamos com as apresentações de palestras de pesquisadores universitários, sobre diversos âmbitos da cultura maranhense. Este ano não viemos com uma temática específica, mas trouxemos palestras, lançamentos de livros e documentários sobre belezas e peculiaridades da nossa cultura”, destacou.
Programação
Dia 20 (quarta-feira)
A partir das 17h
– Apresentação do documentário Autos de Natal no Maranhão e Festas de Santo em ruas e terreiros: Com Adalberto Rizzo/ Ufma e Murilo Santos/ Ufma
– Palestra e documentário: Tramas do Trabalho Artesanal: com Paulo Keller/Ufma
– Apresentações culturais/ Festa do Divino Espirito Santo, Bumba Meu Boi de Axixá e Bloco Akomabú
Dia 21(quinta-feira)
A partir das 17h
Reflexões sobre a história das expressões religiosas afro-maranhenses
pajelança: experiências religiosas e repressão no século xix e xx, com: Thiago lima dos santos – Ufma, Raimundo Inácio Souza Araújo – doutorando do programa de pós-graduação em história – UFPE, professor do colégio universitário – Ufma e Priscila da Conceição Aguiar – graduando do curso de história Ufma. Integrante do Projeto Biblioteca Digital da Baixada Maranhense (REBAX-FAPEMA).
-Apresentações culturais/ Tambores de Crioula Mirim: Arte Nossa, da Fé em Deus e do Terreiro de Iemanjá.
Dia 22 (sexta-feira)
A partir das 17h
– Lançamento Livro Paramentação no Tambor de Mina, do escritor Gerson Lindoso/ Ifma e do documentário “Mina da Liberdade” Ilê Ashé Ogun Sogbô.
– Apresentações culturais/ Tambor de Mina do Terreiro de Ogum Sogbo, Blocos Tradicionais os Apaixonados, Os Feras e Abiee Mailo.