Brasileiro ganha medalha de ouro em competição internacional de matemática

André Costa, 19 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi um dos dois brasileiros a receber medalha de ouro na 21ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), realizada em agosto na Bulgária.

 

A IMC contou com a presença de 324 estudantes de 73 universidades de todo o mundo. André dividiu com Henrique Fiúza, aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a 36º posição no ranking individual da competição.

 

Foram dois dias de evento e ele teve, ao todo, 10 horas para resolver 10 questões que envolviam álgebra e análise combinatória, entre outros conteúdos. Em uma das questões, foram usadas 20 folhas para tentar encontrar a resultado de um exercício.

 

A proposta para participar de competições de matemática foi feita, quando estava na 6º série, por um professor do Colégio Militar de Belo Horizonte, que o convidou para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

O convite para integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da UFMG, atividade voltada para o ensino de matemática para jovens que se destacam nas olimpíadas escolares.

 

Três horas para os estudos eram reservadas pelo adolescente mineiro, intensificando assim rotina de cálculos. A rotina de cálculos tornou-se cada vez mais frequente na vida do então adolescente.

 

A primeira medalha, conquistada em 2006. Depois dela, foram oito premiações de ouro em disputas estaduais e nacionais. A entrada no ensino médio não o impediu de continuar ganhando campeonatos pelo Brasil. Na verdade, com o ingresso na Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), programa destinado a preparar um grupo seleto de medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP), surgiram conquistas.

 

Mais de 10 premiações entre ouro, prata e bronze, formaram o acervo constituído através do conhecimento. André destaca a de prata na Olimpíada Internacional de Matemática, em 2011, e dois ouros na OBM, em 2009 e 2011.

 

(Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

– Publicidade –

Outros destaques