O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibiliza, a partir de ontem (5), o pagamento dos débitos para licenciamento de veículos, por meio da rede social Whatsapp. A tecnologia de WebService foi desenvolvida pela Coordenação de Informática do Detran-MA, em parceria com a Secretaria de estado de Fazenda (Sefaz), para que o Banco do Brasil tenha acesso aos débitos dos usuários. O serviço é exclusivo para clientes BB que utilizam o aplicativo da agência em smartphone.
Apenas o Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal (DF) estão oferecendo o pagamento, via WhatsApp, do IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT e multas de trânsito, caso o usuário possua.
Como funciona
Para acessar o serviço, o cliente do Banco do Brasil deverá cadastrar seu número de celular no BB e confirmar os dados pessoais e da conta corrente, pelo Whatsapp nº (55) 61 – 4004 – 0001, mediante envio de mensagem de texto com código de confirmação. Somente após a confirmação do cadastro, o cliente poderá, via WhatsApp, solicitar o pagamento das taxas.
Segundo o Detran-MA, o serviço de pagamento do licenciamento pelo aplicativo é inovador e facilitará a vida de centenas de usuários, no Estado.
O chefe da Divisão da Implantação de Sistemas do Detran-MA, Diego Rocha explica que o atendimento do BB para o pagamento da taxa do Detran-MA, DPVAT e IPVA é autoexplicativo. “Após efetuar o cadastro e verificar a segurança garantida pelo banco para o acesso aos serviços de pagamentos, via Whatsapp, o usuário deverá seguir o passo a passo sugerido pelo chatbot, que é uma inteligência artificial que utiliza criptografia de ponta a ponta nas trocas de mensagens via whatsapp e que informa ao cliente, as opções que ele pode escolher para concluir o pagamento”.
Conta segura
A segurança do serviço é totalmente garantida pelo Banco do Brasil. Mas, para evitar possíveis tentativas de golpe, o cliente deve ficar atento e sempre confirmar se o número do Whatsapp é o mesmo do contato BB (55) (061) 4004-0001).
É importante verificar se a conta é a comercial e oficial do Banco do Brasil, identificada pelo selo verde que aparece na imagem do contato. E, principalmente, lembrar que o Banco do Brasil nunca entra em contato com o cliente oferecendo serviços de pagamento, transferências ou depósito. O contato do serviço sempre deverá ser feito pelo usuário.