A ilha de São Luís amanheceu com forte chuva nesta quinta-feira (14), atrapalhando a rotina de muitos que precisavam trabalhar,estudar e seguir em seus compromissos. O grande problema é que vários pontos da capital ficaram alagados.
A falta de infraestrutura para o escoamento de aguá é uma das principais causas do caos da cidade quando recebe chuvas fortes. É bem comum ver vários pontos de São Luís alagados e intrafegáveis.
A chuva que começou por volta da 4h alagou diversos pontos da cidade como o viaduto da Cohab, Estrada a Vitória, Retorno da UEMA, região do Mercado Central, Altos do Calhau, Vila conceição, entre outros lugares que deixaram os motoristas apreensivos.
O bairro Alto do Turú também sofreu com chuva da madrugada, o lugar sofre diversos problemas e quando chove a situação fica ainda pior. A entrada principal do bairro ficou completamente alagada, um carro não conseguia sair do lugar e quem estava de moto tinha que empurrar o veículo.
Na Rua 90 do bairro Vinhais, a chuva conseguiu derrubar uma arvore.
Em tempos de fortes chuvas os motoristas precisam ter atenção redobrada, o ideal é que o carro esteja com a manutenção em dia, evitando que a chuva cause algum acidente.
Confira algumas dicas de Segurança:
– Reduza a velocidade;
– Mantenha sempre a distância de segurança do carro à frente;
– Ultrapasse com cuidado;
– Nunca use farol alto em locais com neblina. O reflexo da luz vai ofuscá-lo e você enxergará menos;
– Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que o veículo está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente;
– Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros;
– Use limpador de para-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro;
– Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão;
– Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio, ocasionando riscos de colisão traseira;
– Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento, procure um ponto de apoio;
– Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca-alerta, sinalize 100 m antes e tire todos do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo, permanecendo em local seguro.