sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Exemplos de dedicação fazem diferença no Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Juarez Lisboa/TV Guará

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.

De acordo a Organização Mundial de Saúde, no mundo, uma em cada setecentas crianças nasce com Síndrome de Down. O dia internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da organização das Nações Unidas, e é comemorado em 193 países-membros da ONU.

No entanto, a Síndrome de Down é um assunto ainda considerado delicado para muitas mães. Pensando nisso, Thais Aline, mãe do Bernardo de um ano e quatro meses, resolveu criar nas redes sociais, um perfil com o tema, para ajudar a esclarecer dúvidas, e situações comuns das mães. Na internet, ela dá dicas de como lidar com a síndrome, que exige muita dedicação.

Uma boa educação das crianças e adolescentes com Síndrome de Down passa sempre por estímulos.  Uma necessidade que levou a Associação dos pais e amigos do Excepcionais, em São Luís, a desenvolver atividades para pessoas com deficiência intelectual com diversas atividades esportivas. Só no futebol de salão, participam 60 crianças, divididas entre os horários da manhã e tarde. São exemplos que fazem a diferença na vida dessas crianças.

Confira a reportagem completa feita pela repórter Elinalva Cardoso e o cinegrafista Juarez Lisboa, com a produção de Saulo Duailibe.

– Publicidade –

Outros destaques