A Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) promoverá, no dia 8 de abril, às 15 horas, o Seminário “A Justiça que produz Ciência”. O evento marcará o início de um amplo programa institucional de pós-graduação e pesquisa, voltado para o desenvolvimento técnico, acadêmico e científico dos profissionais que atuam no Judiciário maranhense.
A programação, aberta ao público, será realizada no Auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (Rua Búzios s/n – Calhau), com a posse do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Conselho Técnico Científico da ESMAM (CTCE).
O Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (PPGP-ESMAM) terá caráter permanente, agregará cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), em cooperação com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, além de outros formulados, certificados e implementados pela própria ESMAM.
SEMINÁRIO “A JUSTIÇA QUE PRODUZ CIÊNCIA”
PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura – A Política de Pós-Graduação e Pesquisa da ESMAM – Desembargador Froz Sobrinho (Diretor da ESMAM).
15h30 – Posse do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Conselho Técnico-Científico da ESMAM (CTCE).
16h – Mesa 1: A Importância da Pesquisa Científica para o Sistema de Justiça – Márcio Aleandro Correia Teixeira (CEUMA), Carlos Hélder Furtado Mendes (PUC-RS) e Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues (TJMA)
17h – INTERVALO
17h15 – Mesa 2: Panorama Geral da Pesquisa Científica sobre o Sistema de Justiça no Maranhão e no Brasil – Lucylea Gonçalves França (UFMA), Marcelo de Carvalho Lima (UEMA), Silvio Carlos Leite Mesquita (CEUMA) e Márcio Aleandro Correia Teixeira (CEUMA).
18h – DEBATES – ENCERRAMENTO