quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Falta de passarelas prejudica pedestres de São Luís

Foto: Reprodução

Atravessar nas principais avenidas de São Luís é um desafio. Mesmo em locais com faixas, o pedestre tem dificuldades. Ao todo, 159 pedestres morreram no trânsito no Maranhão em 2017. Para melhorar essa situação, especialistas opinam que a solução seria a instalação de passarelas, especialmente em locais onde o fluxo de pedestres e carros é intenso.

“O código de trânsito brasileiro, que é quem disciplina o trânsito do Brasil, ele não impõe uma regra rígida para dizer que tem que ter uma passarela, uma passagem subterrânea, uma faixa de pedestres. Mas algumas situações a gente precisa colocar… Em hospital, escolas, em áreas que são polo geradores de tráfego, tem que ter porque se ali tem um fluxo grandes de pedestres”, explica Francisco Soares, especialista em trânsito.

Segundo a Associação Brasileira de Pedestres (Abraspe), tanto nas áreas urbanas e suburbanas, como nas rodovias, as passarelas podem ser colocadas nos pontos em que os pedestres busquem cruzar a via com mais frequência. Dessa forma, a acessibilidade é garantida. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes de jovens entre 15 a 29 anos. Os números mostram que o investimento em alternativas precisa ser urgente.

*

Veja a matéria exibida no Voz das Ruas

 

– Publicidade –

Outros destaques