Um estudo apontou que a área do Distrito Industrial da capital maranhense tem índices de poluição acima do que é recomendado ideal pelos órgãos reguladores. Comparativamente, São Luís é mais poluída do que Cubatão, que por anos ostentou esse indicador. De acordo com o levantamento mais recente, realizado há três anos pela Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, a capital maranhense emitiu quase 50 mil toneladas de poluentes, quatro vezes a mais do que emitido por Cubatão, que registrou 12.570 toneladas de poluentes.
Outro dado preocupante foi que enquanto a cidade paulista conseguiu reduzir a emissão de poluentes em 84% a capital maranhense viu esse indicador subir 64%. São Luís ultrapassou o os limites legais de poluentes em três dos cinco padrões analisados: partículas totais em suspensão, partículas inaláveis e óxido de nitrogênio.
Vale ressaltar que a área conhecida como Distrito Industrial é aquela onde estão instaladas as empresas mineradoras, de geração de energia elétrica, como a termelétrica que realiza a queima do carvão mineral e as atividades portuárias. O que explica a grande quantidade de poluentes no local.
A situação pede medidas emergências e também a médio e longo prazo. Uma reportagem completa sobre esse assunto mostrando quais ações já está sendo realizadas para reverter esse quadro, produzida por Benaya Ewerton, foi feita pela repórter Bianka Nogueira e o cinegrafista Fábio Bala. Ela foi exibida no Jornal da Guará, na ultima terça-feira. Reveja a matéria.