Foi publicado no Diário Oficial da União, na sexta-feira (24), o envio ao Congresso Nacional do texto do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos, que permite o uso comercial do Centro Espacial de Alcântara. Agora, políticos do Maranhão e de outros estados irão viajar para o Centro Espacial de Korou, na Guiana Francesa, entre os dias 3 e 4 de junho para conhecer o espaço que pode servir como modelo para a base brasileira.
“Finalmente na Câmara o Acordo. Vamos agora intensificar os debates para que possamos assegurar a soberania nacional, nossa política aeroespacial e as comunidades de Alcântara”, afirmou o deputado Márcio Jerry (PCdoB), que vai estar entre os que integrarão a comitiva do governo federal. Outros nomes ainda não foram confirmados.
O acordo de salvaguardas tecnológicas prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da base maranhense.
O Centro de Kourou foi inaugurado em 1970 e é conhecido como “a garantia para os países europeus de um acesso independente ao Espaço”. De lá decolam foguetes com satélites de todas as nacionalidades.