No município de São José de Ribamar, crianças vêm tendo seus direitos desrespeitados, ao serem colocada em perigo ao serem transportada para escolas. Estudantes de várias idades dividem o mesmo ônibus escolar, na comunidade Nova Terra em São José de Ribamar. Os veículos vêm lotados, sem nenhum monitor. Crianças e adolescentes ficam apertadas nas portas do veículo e muitas ficam com a cabeça do lado de fora das janelas.
Sem assentos para topos, o coletivo não tem nem mesmo cinto de segurança. Indo de encontro ao que determina o código de trânsito brasileiro que é claro: veículo que transporta passageiros de até 10 anos de idade deveria ter assento com elevação para permitir a utilização de cinto de segurança.
A matéria completa, produzida por Eduardo Gomes, mostrando esse descaso foi exibida no Programa Voz das Ruas. A reportagem foi feita por Bianka Nogueira e o cinegrafista Fábio Bala.
A TV Guará entrou em contato com a prefeitura de São José de Ribamar solicitando esclarecimentos sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta.