quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Blog da Sônia Jansen: “Sopa é janta, sim!”

Foto: Reprodução

Entre essas bobagens que viralizam na internet tem um vídeo onde um garoto diz pra mãe que sopa não é janta. Tem quem acredite tratar-se de uma refeição inferior a mistura de vegetais com uma proteína, temperada ao gosto do cozinheiro A verdade é que existe uma infinidade de receitas de sopa, da singela e reconfortante canja de galinha à clássica francesa Soup a l’oignon (sopa de cebola), servida com torradas e gratinada com queijo emental. (Confira a receita do Panelinha)

Segundo historiadores e antropólogos a sopa é um dos pratos mais antigos da humanidade. Já era preparada antes mesmo da descoberta do fogo. Fria, obviamente.

É, por excelência, um prato de inverno, apreciado quando o termômetro oscila para baixo. O clima aqui na parte superior do mapa, cuja temperatura média é de 30 graus, não favorece muito a degustação de um caldo fumegante, mas quem nunca curou a ressaca tomando um substancioso caldo de ovos no café da manhã?

Mas também pode ser um prato refrescante. É o caso da Vichyssoise (pronuncia-se vichissoaze), sopa tradicional da culinária da França feita à base de alho poró, cebola, batata, caldo de galinha e creme de leite. Depois de cozida é processada e pode ser servida quente ou fria. A da foto foi feita por mim e a receita é do Chef Daniel Menezes, professor da Pós-Graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral da PUC/RS.

Quem labuta no dia-a-dia da cozinha sabe que a sopa pode ser um curinga e salvar o jantar num dia de pouca criatividade e inspiração.

Ademais, é só dar uma passadinha nas casas especializadas em São Luís pra perceber que um caldinho acompanhado de torradas tem seu valor.

Então, sem ideia pro jantar de hoje? Vai lá, mostre seu talento com uma sofisticada receita francesa ou então com o clássico maranhense caldo de ovos. Veja a receita no Blog da Sônia Jansen

– Publicidade –

Outros destaques