terça-feira, 30 de abril de 2024

Devotos e brincantes celebram o Dia de São João

Foto: Reprodução

Todos os anos, o dia 24 de junho é comemorado por religiosos e devotos de São João. A celebração do Santo, conhecido como “Santo Festeiro”, é popularmente conhecida pelas festas juninas, marcadas por danças e pratos típicos.

Em São Luís, a Igreja de São João Batista realizará uma programação para celebrar o nascimento do santo, que também recebe homenagens do Bumba-meu-Boi – que costumam se reunir em frente a igreja para pagar promessas e render homenagens ao santo protetor da brincadeira.

Além disso, será realizado a missa campal às 16h30 na Igreja de São João Batista, que será celebrada pelo Arcebiso de São Luís Dom Belisário. Em seguida, acontece a procissão que vai levar a imagem do santo pelas ruas do centro de São Luis.

São João

João Batista (Judeia, 2 a.C. — 27 d.C.) foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia. Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o “precursor” do prometido Messias, Jesus Cristo.

A importância do seu nome João advém do seu significado que é “Deus é propício” e apelidaram-no “Baptista” pelo facto de pregar um baptismo de penitência (Lucas 3,3). Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.

Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

*

 

– Publicidade –

Outros destaques