Seis artesãos maranhenses foram selecionados para a 20ª edição da Fenearte considerada a maior feira de artesanato da América Latina. O evento acontece do dia 3 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, com expositores do Brasil e de outros países.
“Pela primeira vez, vou estar nessa feira na qual todo artesão sonha em expor seus produtos. Sou muito grata ao governo, a Secretaria de Turismo e ao Ceprama, enfim, a todos que acreditam e respeitam nosso trabalho. Preparamos peças especiais que retratam a cultura maranhense, para expor durante a feira”, afirmou a artesã Vanderluce Bandeira Costa, que trabalha com a família na produção de artesanato maranhense.
O grupo maranhense, composto por sete artesãos, trabalha com bordados em tecido na produção de chapéu, camisas, toalhas e outras peças de vestuário.
“Eu comecei muito cedo a trabalhar com artesanato, porém só comecei a melhorar de vida depois que entrei no programa de artesanato do governo. Comecei a comercializar meus produtos nas feiras de artesanato, arraiais, e só então, depois de 15 anos, consegui realizar um sonho de vida, reformar minha casa. Eu consegui refazer minha vida através do artesanato. Estamos trabalhando através da oportunidade que o governo nós oferece, pois ele abriu as portas para que nossos produtos sejam vistos pelos maranhenses e pelos visitantes que chegam aqui”, contou a artesã Vanderluce.
De malas prontas, o artesão da cerâmica há 21 anos, José Carlos Martins, declarou que a expectativa é de um volume de vendas superior ao do ano passado, para isso apostou em maior quantidade de produtos.
“A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimulando o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante evento que difunde a cadeia produtiva do artesanato, e para nós, da coordenação do Programa Mais Artesanato, é motivo de orgulho ver o empenho, a produção de cada artesão, o apoio do estado no fomento e valorização dos trabalhos é essencial e poder fazer parte desse processo é engrandecedor”, disse a coordenadora do artesanato maranhense, Viviane de Jesus.“Estamos representando o Maranhão por meio da cerâmica. No ano passado foi bom, mas para este ano esperamos que seja ainda melhor. Confeccionamos peças especialmente para a Fenearte. Foi um trabalho minucioso feito com muito carinho e demandou mais tempo na produção, queremos conquistar novos clientes”, destacou o artesão.
Durante os 12 dias, artesãos empreendedores estarão com seus estandes numa vitrine de negócios apresentando os artigos produzidos com bordado com miçanga e canutilho, cerâmica vitrificada, serigrafia em azuleio, pintura em azulejo, macramê na fibra de buriti, biscuit com cabaça e outros.