Com a ação social “Fortalecendo o Protagonismo Infantojuvenil”, realizada na Casa de Passagem da Criança e do Adolescente, localizada no Cohatrac, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu continuidade à programação da Semana da Criança, iniciada terça-feira (7), na Praça Nauro Machado, no centro histórico de São Luís. As atividades serão encerradas nesta sexta-feira (10), com a entrega de brinquedos arrecadados na campanha “Doe brinquedos, adote sorrisos”, desenvolvida em parceria com a Associação de Defensores Públicos do Estado (Adpema).
A ação na Casa de Passagem, entidade assistida pela DPE que abriga 23 crianças, foi realizada pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), com o apoio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente e Núcleo Psicossocial, ambos da DPE/MA. O evento contou ainda com participação de membros do Programa de Assistência ao Idoso (PAI) e de alunos do curso de Serviço Social do Ceuma.
Durante toda a tarde, a equipe da DPE/MA realizou atividades lúdicas como pintura de rosto, brincadeiras com balões, boliche, desenho livre, dança das cadeiras, bola ao túnel, estoura balões e corrida de saco; todas com a participação dos idosos do PAI Francisca Oliveira, Rosilene Leite, Clóvis Pestana, Francisca Dovera, Remédios Beleza e Lourença. Ao final do evento foi servido um lanche e realizado sorteio de brindes.
Segundo a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, por entender que a solidariedade entre as diversas gerações não é dada, mas construída, e perpassa necessariamente pelo reconhecimento das diferenças entre crianças, jovens, adultos e idosos, a Defensoria Pública vem proporcionando espaços de convivência que visam ao fortalecimento da intergeracionalidade.
“Quando crianças e idosos fazem atividades juntos, podem trocar experiências e conhecimentos. As crianças que interagem com idosos melhoram as habilidades de comunicação e autoestima e a capacidade de fazer atividades. Para os idosos, a interação com esse público aumenta a socialização e o equilíbrio emocional”, declara Lopizic, aproveitando para agradecer a parceria do grupo de idosos do PAI, coordenado pela arte educadora Maria Tereza de Moraes Rego.
O defensor público titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Santana Furtado, e a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes, acompanharam a ação.
Para a diretora da Casa de Passagem, Jackeline Macêdo, ações dessa natureza são fundamentais para que essas crianças possam se sentir valorizadas e respeitadas. “Só temos a agradecer a iniciativa da Defensoria, que proporcionou esse momento de descontração e aprendizado a todos”, disse.