domingo, 12 de janeiro de 2025

Ministério Público quer interdição total do Terminal da Praia Grande em São Luís

Após ser constatado, pela Defesa Civil, o risco de desabamento, o Terminal da Praia Grande foi interditado na madrugada desta terça-feira (23). Inicialmente, a decisão era de que o terminal de integração fosse totalmente interditado, no entanto, a Prefeitura de São Luís realizou pedido junto a Defesa Civil, que acatou, emitindo um novo documento autorizando o funcionamento parcial do local. Sendo assim, apenas duas plataformas estão funcionando.

A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, já informou que está finalizando uma peça judicial que vai solicitar a interdição total do termina, sob o entendimento de que representa perigo para a população e necessita de reparos urgentes.

A decisão de inativar de forma parcial o terminal de integração veio após visita da Defesa Civil, que observou graves problemas na estrutura, cobertura, sistema elétrico, ausência de itens de prevenção contra incêndio, pânico e falhas na estrutura de contenção do mar, uma vez que a construção está localizada precisamente na costa da cidade.

A prefeitura informou também que consta no contrato que a manutenção, limpeza e toda a administração são de responsabilidades das empresas unidas por meio de consórcios.

“Convém lembrar que, por força de contrato assinado após o processo de licitação de transporte urbano da capital maranhense, os consórcios vencedores e que operam o serviço são inteiramente responsáveis pela realização de reformas estruturais e manutenção dos terminais de integração da capital. No caso do Terminal da Praia Grande, a competência pela administração e, consequentemente pela reforma e manutenção, é do Consórcio Central”, afirmou por nota.

– Publicidade –

Outros destaques