terça-feira, 30 de abril de 2024

14ª Semana do Teatro no Maranhão fará programação gratuita nesta sexta

Foto: Junior Marks / Divulgação

Programação gratuita e variada para todos os públicos nesta sexta, 22, pela 14ª Semana do Teatro no Maranhão leva espetáculos do Maranhão, Rio de Janeiro e dois maranhenses para diversos espaços públicos da cidade. O festival é uma é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No Teatro Arthur Azevedo, a programação começa às 10h, com o espetáculo “Soldado e a florista”, do Humanitas Grupo de Teatro, de Timon (MA). O romance infanto juvenil conta a história de João e Maria, um soldado e uma florista recém-casados. Ela adora flores e quer construir um jardim suspenso. O lugar escolhido e nenhum pouco comum é “A Floresta das Árvores Cantoras”. João adora aventuras, e por isso será o guia até a floresta. Mas, para um herói atrapalhado a missão torna-se difícil, pois conseguir realizar os sonhos de uma esposa exigente não é uma simples tarefa. Estreado em Campinas (SP) pela Companhia Humatriz de Teatro, o texto ganhou uma adaptação feita por Júnior Marks para comemorar os 18 anos do Humanitas – grupo de teatro. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do espetáculo.

Às 17h30, é a vez do Núcleo de Teatro de Bonecos Pés de Fulô apresentar a performance de um trio de palhaços com “Circo Pinico Sem Tampa”, carregando na bagagem suas palhaçarias, suas artes e artimanhas para divertir com alegria o seu respeitável público no Anfiteatro Beto Bittencourt, localizado na área externa do Centro de Criatividade Odylo Costa filho.

Na sequência, a Pequena Companhia de Teatro apresenta “Pai e Filho”, do dramaturgo e encenador Marcelo Flecha, homenageado oficial da 14ª Semana do Teatro no Maranhão. O drama inspirado na na obra “Carta ao Pai” de Franz Kafka, o espetáculo discute as relações de poder, originadas na estrutura familiar. Na peça, um homem (Jorge Choairy) aprisionado pelo poder do pai (Cláudio Marconcine) procura enfrentá-lo, incitando o debate sobre o conflito e a dependência familiar como instrumento de poder. O espetáculo será encenado na sede da Pequena Companhia de teatro às 18h30. Os ingressos são limitados e podem ser retirados na porta uma hora antes do espetáculo.

Para fechar programação desta sexta, direto do Rio de Janeiro a Cia Os Ciclomáticos apresenta o “Ariano, o Cavaleiro Sertanejo”, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. O musical que já se apresentou em São Luís em junho deste ano, retorna com a história de seis Cavaleiros a procura do lendário autor Ariano Suassuna. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. Para assistir essa história, basta retirar seus ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo a partir das 14h.

O festival seguirá com programação gratuita durante até o dia 24 de novembro. Para acompanhar tudo que irá acontecer basta seguir as redes sociais do Teatro Arthur Azevedo no Instagram @teatroarthurazevedooficial e pelo Facebook Teatro Arthur Azevedo.

– Publicidade –

Outros destaques