Durante toda essa semana, a Prefeitura de São Luís vai intensificar as ações de prevenção e combate ao sarampo na capital maranhense. A segunda fase da campanha tem o objetivo de imunizar a população cuja faixa etária varia entre 20 e 29 anos.
Como estratégias de combate, serão ofertadas vacinas nas 65 unidades de saúde, além de estender o horário de funcionamento nas unidades mistas do Coroadinho, São Bernardo, Bequimão e Itaqui-Bacanga, e no Pronto Socorro do Anil. Esses postos de atendimento estarão abertos até às 20h durante a semana. As faculdades também farão parte das ações, que vão levar vacinas para imunizar os universitários.
Na fase inicial dos trabalhos, que envolveu crianças entre seis meses e menores de cinco anos, foram imunizadas quase 12 mil pessoas.
Dia “D”
No sábado (30), a partir das 8h, acontece o Dia D contra o sarampo, com vacinas em todas as unidades de saúde até o meio-dia. À tarde, a partir das 15h, as doses estarão nos shoppings da Ilha, São Luís e Rio Anil. O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.