sábado, 11 de janeiro de 2025

Segundo caso de Covid-19 é confirmado no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje o segundo caso de covid-19 no Brasil. O paciente infectado também vive em São Paulo.

O homem de 32 anos esteve na Itália, onde possivelmente aconteceu a contaminação. Segundo o Ministério, não há evidências de circulação do coronavírus em território nacional.

O coordenador do comitê de contingenciamento em São Paulo contra o coronavírus, David Uip, disse que o paciente usou máscara durante o voo e não teve contato com outros passageiros no avião.

Uip explicou que o homem foi diagnosticado no Hospital Albert Einstein e que não foi necessária uma contraprova do Instituto Adolfo Lutz, já que os dois laboratórios utilizam a mesma metodologia.

O paciente chegou de Milão na última quinta-feira (27) e começou a apresentar os sintomas um dia depois. Segundo o Ministério, as secretarias estadual e municipal de saúde, em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já estão investigando pessoas que podem ter tido contato com o paciente durante o voo e em outros locais.

Maranhão

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde informa que até o momento possui um caso suspeito do coronavírus no Maranhão e outro já descartado, que permanece em monitoramento na rede estadual. A SES esclarece que a rede estadual está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do novo coronavírus.

O caso suspeito de coronavírus identificado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais foi descartado. Atualmente, a paciente permanece em monitoramento no Hospital Dr. Carlos Macieira, com diagnóstico confirmado para Influenza A.

O outro caso suspeito de coronavírus continua sendo monitorado na UPA Itaqui-Bacanga. A paciente encontra-se em isolamento. Após a coleta da amostra para exame, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) enviou o material, conforme protocolo, para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Perfil dos pacientes

Perfil da paciente diagnosticada com Influenza A: Mulher, de 49 anos, procedente da região Lombardia (Itália).

Perfil da paciente suspeita de Coronavírus: Mulher, de 22 anos, procedente de Tóquio e Wakayama (Japão).

– Publicidade –

Outros destaques