A Rua Grande, maior centro comercial do estado, amanheceu bloqueada por viaturas e PMs nesta quinta-feira (30). Fechamento se deu após número de novos casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão ter chegado a 386 no Maranhão, maior número desde o dia 16 de abril. Anúncio foi feito ontem (29) pelo governador Flávio Dino em sua conta no twitter.
No boletim de agora, taxa de ocupação de leitos de UTI na nossa capital caiu para 79,87%, com os novos que abrimos hoje. Mas não param de chegar pacientes de coronavírus, infelizmente. Amanhã vamos bloquear a Rua Grande, que tem injustificadas aglomerações de pessoas.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) April 29, 2020
A decisão também se dá porque há constantes registros de movimentação de pessoas e aglomeração num momento em que as recomendações são para evitar isso e ficar em casa. As lojas estão fechadas, mas muitos vendedores ambulantes continuam trabalhando.
Um agravante é o fato de São Luís já ter alcançado a ocupação máxima de leitos de UTI específicos para a covid-19. Com novos casos, chega a 3.190 o número total de registros no Maranhão, com 184 óbitos. Já foram recuperadas 734 pessoas.
Ainda de acordo com boletim, quantidade de profissionais da saúde infectados com o novo coronavírus chegou a 408. Destes, 312 já estão recuperados. Veja boletim aqui.