terça-feira, 30 de abril de 2024

Pesquisa de preços encontra variação de mais de 200% em itens

Foto: Divulgação

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) divulgou nova pesquisa de preços de produtos que compõem a cesta básica, higiene pessoal e limpeza. Entre os produtos pesquisados estão itens da mercearia, carnes, peixes e hortifrutigranjeiros.

O levantamento dos preços foi realizado entre os dias 16 a 19 de setembro e verificou os valores cobrados em sete estabelecimentos da Região Metropolitana de São Luís. Ao todo, foram pesquisados mais de 25 itens de 182 marcas de produtos.

“Esse monitoramento dos preços é parte das nossas ações de fiscalização de rotina a supermercados que, neste momento em que há alta generalizada de preços em todo o país, o Procon verifica se os valores praticados, localmente, estão tendo aumentos injustificados, o que configura uma prática abusiva conforme o Código de Defesa do Consumidor”, explicou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

O Procon/MA, que avalia as notas fiscais de entrada e saída de produtos, semanalmente, desde o início da pandemia, também tem feito fiscalizações in loco para verificar outras obrigações consumeristas.

“Essa pesquisa serve, também, para nortear os consumidores a planejarem as compras de acordo com o orçamento da família, identificando os locais onde os produtos estão com valores mais acessíveis”, completou a presidente.

Produtos

Entre os produtos analisados, a abóbora leite foi o item com maior variação, atingindo 235,96%, além de outros itens, como o arroz da marca Tio João, com variação de 44,85%.  Foram incluídos na pesquisa os estabelecimentos Mateus Supermercados, Assaí Atacadista, Supermercado Universo, Atacadão e Mineirão Atacarejo.

A íntegra da pesquisa pode ser conferida no site do Procon/MA, no endereço: procon.ma.gov.br.

– Publicidade –

Outros destaques