A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com inscrições abertas para bolsas do Edital Ignácio Rangel até o dia 18 de dezembro.
A chamada é para profissionais com graduação ou mestrado em diversas áreas, a fim de apoiar as ações do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
O objetivo é desenvolver estudos, projetos, pesquisas e atividades de laboratório, de campo e afins, referentes ao diagnóstico, implementação, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas.
Áreas
As graduações podem ser em Economia, Serviço Social, Administração, Administração Pública, Geografia, História, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Estatística, Ciências da Computação e Engenharia da Computação.
Para mestres, as áreas são Economia, Estatística, Administração, Administração Pública e Ciências Contábeis.
Terão preferência profissionais com experiência em trabalho ou pesquisa nas áreas de desenvolvimento socioeconômico, planejamento e desenvolvimento local e territorial, monitoramento e avaliação de políticas públicas, com disponibilidade para desenvolver pesquisas e ações na capital e no interior do estado, sobretudo, quando das visitas in loco.
Os profissionais contemplados no edital atuarão nas sedes do Imesc e da Seplan. Ocasionalmente haverá trabalhos de campo, se a instituição julgar necessário.
As atividades dos bolsistas serão orientadas e monitoradas por técnicos do instituto e da secretaria.
Edital
O edital pode ser acessado em https://www.fapema.br/index.php/edital-fapema-imesc-seplan-no-17-2020-ignacio-rangel/
As inscrições são online e vão até o dia 18 de dezembro. O resultado da primeira etapa sai em janeiro. O da segunda etapa, em fevereiro.